VIDA CAIÇARA

Você conhece a culinária Caiçara?

Entre o mar e a roça, a mandioca e o peixe seco, a cidade e a praia. Esta é a vida caiçara cujas referências na culinária são multiculturais. Em São Sebastião, mais precisamente na praia de Camburi (na Costa Sul, a 37km da Pousada Sol do Araçá), está o Taioba Gastronomia, do Chef Eudes de Assis, um caiçara que viajou o mundo e voltou às suas origens.

 

eudes_2Veja aqui uma entrevista com ele do ano passado para a revista Época:

 

“ÉPOCA – Qual é sua conexão com as tradições da culinária caiçara?
Eudes Assis – Sou nascido no litoral de São Paulo. Fui criado em Toque-Toque Grande, em um bananal onde meu pai era caseiro. Lá não tinha luz elétrica. Cresci vendo minha mãe secando os peixes no varal, cultivando horta, pegando muita taioba no mato, para sustentar os 14 filhos. Essas são as tradições e costumes caiçaras em que cresci envolvido. Tudo era muito simples, mas nunca faltava banana, peixe e taioba. Por ter isso na minha história, levanto a bandeira caiçara, e minha mãe, dona Madalena, foi minha grande influenciadora.” … Para ler a entrevista inteira, clique aqui.

 

O restaurante Taioba Gastronomia já é bem conhecido e ganhou muitas resenhas nas redes. Aqui está uma bem divertida do blog da Gavioli:

 

“Por sinal, o que ficou bem evidente para mim no Taioba é que ali há uma valorização do mundo caiçara: tanto na comida quanto no tratamento dado aos clientes, assim como em outros elementos. 

Só pra dar uma ideia de onde me veio essa sensação, havia na área de espera do restaurante um painel bem grande pintado por uma artista local desses que a gente coloca só o rosto por trás para fazer fotos engraçadas”leia mais aqui.

 

 

 

Copyright © Pousada Sol do Araça 2018.


Entre em contato: contato@soldoaraca.com.br. WhatsApp: +55 (11) 96617-3116

Participe de nossas redes sociais