CHEGA A PRIMAVERA

A chegada da primavera na Pousada Sol do Araçá

Não são apenas as flores, que voltam a colorir nosso dia-a-dia, que sinalizam que estamos finalmente na primavera. Nem mesmo os jardins, campos e florestas com folhas novas e flores brotando. O sol mais quente e alto também não é o único sinal desta benvinda estação. A primavera também traz os dias mais longos e com eles a reprodução da vida, especialmente de algumas espécies de pássaros.

 

Zonotrichia_capensisNa Pousada Sol do Araçá, a primavera deste ano veio com novos ninhos. Além do nosso casal de gaviões, que nestes dias anda cuidando e alimentando seus filhotes, os tico-ticos resolveram se aninhar bem no nosso gramado. E, é claro, eles são muito bem vindos!

 

O tico-tico é um pássaro local de pequeno porte. Seu nome científico é  Zonotrichia capensis  e ele é da família dos pardais, e assim é um dos pássaros mais comuns na região Sudeste.

 

Nas fotos abaixo você verá os ovos e o filhote de tico-tico no ninho, esperando ser alimentado pelo seus sempre alerta genitor ou genitora. No entanto, você notará que no ninho existem dois filhotes de tamanho diferentes. Este é, portanto, um maravilhoso e detalhado registro da diversidade das estratégias de reprodução encontradas na natureza: enquanto o menor é o filhote de tico-tico, o maior é um filhote de chupim, um pássaro oportunista, de porte bem maior, mas também nativo da região.

 

Ovos no ninho Ninho 1
Ninho 5
Fotos: José Roberto Alves

 

O chupim é um pássaro oportunista, ou seja, a fêmea bota seus ovos em ninhos de outras espécies. Ao nascer, o próprio filhote expulsa os outros ovos, inclusive do próprio dono do ninho para poder ter a atenção do pai ‘adotivo.

Às vezes, como neste caso, o chupim filhote deixa um ou dois de seus irmãos ‘adotivos”. O pássaro hospedeiro então passa a alimentar o filhote de chupim como sendo seu. Em muitos dos casos de oportunismo entre as aves, o filhote é bem maior que o pai adotivo, como no caso do chupim e de seus pais adotivos os tico-tico (veja vídeo abaixo do canal Meu Pedaço de Chão).

 

Molothrus_bonariensis

E assim, o afável tico-tico ajudou a botar no mundo, aqui no nosso quintal, um filho seu e um adotivo.

 

Na verdade, na Pousada Sol do Araçá já registramos pelo menos 25 espécies de pássaros nos visitam todos os dias, Além do chupim e do tico-tico, também possível ver: bem-te-vi, beja-flor, sabiá, canário da terra, andorinha, coleirinho, papa capim, coruja, caburé, anu branco, tié sangue, viuvinha, pixoxo, gaivões e muitos outros que fazem sua presença constante com piados e danças no ar.

E eles são ótima companhia. Por exemplo, sempre na parte da tarde, mais ou menos às 15 horas, as andorinhas e os bem-te-vis gostam de tomar banho na nossa piscina. É um espetáculo!

 

Para saber mais sobre pássaros da região aqui alguns links e livros:

 

A Última Arca de Noé – site com lista dos pássaros da região de Ubatuba.

Guia WWF das aves da Mata Atlântica – Guia para download que também dá dicas de como observar pássaros.

Ave, Foto!, aventuras ornitológicas no Litoral Norte paulista – Mateŕia com lindas fotos sobre livro de pássaros pelo fotógrafo Roberto Negraes.

Livro Ave, Foto! Link da Amazon para o livro

Livro Aves do Brasil- Mata Atlântica do Sudeste – Link da Amazon para o livro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Pousada Sol do Araça 2018.


Entre em contato: contato@soldoaraca.com.br. WhatsApp: +55 (11) 96617-3116

Participe de nossas redes sociais